questionário

Participação Pública – Planos de Ação de Resíduos Urbanos (PAPERSU) – 2030

O Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) determina o desenvolvimento de planos municipais, intermunicipais e multimunicipais de ação (PAPERSU) que deverão ser elaborados pelas entidades gestoras dos sistemas municipais e multimunicipais, em articulação com os planos de gestão de resíduos de nível nacional (PERSU 2030), com vista a concretizar as ações a desenvolver no sentido do cumprimento da estratégia nacional para a respetiva área geográfica.

A Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM e os seus 12 Municípios: Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, estão a desenvolver os seus PAPERSUs, sendo que as estratégias devem ser devidamente alinhadas entre si, por forma a identificar de forma clara o caminho para cumprimento das metas comunitárias.

Estas metas são muito exigentes, face ao ponto de partida em que Portugal se encontra hoje. Em 2021, no nosso país, 56% dos resíduos foram depositados em aterro e a meta de reciclagem não foi além dos 32%. Para 2035, as metas exigem que a deposição em aterro não passe dos 10%, enquanto a reciclagem tem de crescer até aos 65%. O desafio é enorme.

Para concluirmos estes importantes documentos, que assentam numa lógica de melhoria da qualidade do serviço prestado aos munícipes, na gestão dos resíduos urbanos, precisamos do seu contributo. Com um horizonte temporal até 2030, os PAPERSUs pretendem identificar e definir os projetos e iniciativas que serão implementados e que potenciem a correta separação e valorização dos nossos resíduos urbanos.

Para o efeito, solicitamos o preenchimento de um rápido questionário (anónimo) até ao dia 21 janeiro de 2024.

Questionário

Tags: No tags

Comments are closed.