HomeO Que FazemosTratamosCentro de Triagem

Centro de Triagem

Para assegurar a qualidade exigida aos materiais recolhidos e a sua colocação nas indústrias recicladoras face, por um lado, à grande heterogeneidade dos resíduos e, por outro lado, aos requisitos daquelas entidades quanto a limpeza, matérias indesejáveis, formas de acondicionamento, entre outros, é imprescindível a existência de um Centro de Triagem.

Ao nível do sistema, tendo em conta o sistema de recolha selectiva, existe uma instalação, localizada junto ao Aterro Sanitário em Évora. A sua localização junto ao Aterro Sanitário, prende-se não só por questões da existência de rejeitados no processo de triagem, mas também por razões de logística, nomeadamente em termos de infra-estruturas, manutenção e gestão.

CT4

A entrada em funcionamento desta instalação ocorreu em Março de 2004, no período decorrido entre a instalação dos ecopontos (Maio de 2003) e a entrada em funcionamento do Centro de Triagem, foi realizado o transporte dos materiais recolhidos nos ecopontos para sistemas vizinhos.

Em termos operativos, nesta instalação, realiza-se:

  • a recepção dos materiais provenientes das recolhas seletivas;
  • a separação prévia dos materiais recolhidos conjuntamente, fundamentalmente embalagens de plástico, alumínio e aço, as primeiras através de triagem manual e a última por separação electromagnética;
  • ao enfardamento dos diferentes tipos de materiais, de modo a permitir economia de transporte ao seu destino.

O Centro de Triagem da GESAMB é constituído por uma linha onde são separados manualmente os diferentes tipos de plásticos (PET, PEAD, Filme, EPS, Plásticos Mistos, ECAL), o alumínio e os metais ferrosos (ver esquema) são separados por acção mecânica. Existe também, uma triagem de contaminantes (outros tipos de resíduos) no papel/cartão (ver esquema).

Para a triagem do vidro (ver esquema) existe uma linha especifica. Nesta linha existe uma triagem manual de outros resíduos que não sejam vidro e também são separados por acção mecânica alguns metais que incorrectamente foram colocados juntamente com o vidro.

É importante referir que a maior parte da triagem destes resíduos é efectuada manualmente, sendo assim quanto mais limpas as embalagens chegarem a essa fase, mais fácil é o trabalho dos operadores de triagem, por isso esvazie bem as embalagens antes de as depositar. Para além de esvaziar as embalagens estas também devem ser espalmadas, uma vez que assim se reduz o espaço necessário para o seu armazenamento e transporte.

Pense nas condições de trabalho dos operadores de triagem, não coloque nos contentores de recolha selectiva pedaços de vidro (excepto no contentor do vidro) ou outros objectos cortantes, produtos tóxicos e perigosos, sujos e mal cheirosos.

Depois de devidamente enfardados, o papel/cartão assim como as embalagens de plástico e metal, são encaminhados para as industrias recicladoras, que trabalham com a Sociedade Ponto Verde no sentido de completar o ciclo da reciclagem dos materiais.

Esta infra-estrutura está dimensionada para receber os resíduos recolhidos selectivamente nos ecopontos distribuídos pelos 12 municípios do distrito de Évora (Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa).