Os resíduos orgânicos de cantinas, universidades, restaurantes, hospitais e outras instituições de maior dimensão são agora encaminhados para a GESAMB através de um serviço dedicado.
Reduzir o volume de resíduos produzidos e potenciar o aproveitamento dos orgânicos é o grande objetivo deste novo serviço, que visa transformar restos alimentares em composto orgânico para fins agrícolas.
Mais espaços nos contentores do lixo, menos resíduos encaminhados para aterro e claro, um menor impacto no ambiente são as consequências mais imediatas deste novo serviço promovido pelo município de Évora que tem na Gesamb um parceiro totalmente comprometido.
O que são resíduos orgânicos?
Resíduos orgânicos são, neste caso em concreto, todos os resíduos provenientes da preparação das refeições e dos restos destas, nomeadamente cascas e restos de vegetais/frutas, borras de café incluindo filtros, cascas de ovo, sopas, pão, restos de massas/arroz, guardanapos/papel sem gordura, restos de bolos e restos de folhas/aparas verdes.
O cidadão também pode aderir?
Neste caso, o serviço dedica-se única e exclusivamente aos grandes produtores locais. No entanto, qualquer cidadão da região de Évora pode aderir à valorização dos orgânicos produzindo o seu próprio composto. A GESAMB tem em funcionamento, há já vários anos, um projeto dedicado à compostagem doméstica que entre outras facilidades, disponibiliza compostores assim como formação e informação dedicada. Saiba como aderir em www.re-planta.pt ou nos principais motores das redes sociais como o Instagram ou Youtube.
Add a Comment