Construção de Pavilhão de Valorização Orgânico de Resíduos Recolhidos Seletivamente e Aquisição de Equipamentos

Para assegurar a valorização orgânica dos biorresíduos (orgânicos + verdes) recolhidos seletivamente no âmbito dos projetos em curso, bem como em futuros projetos que visem o reforço da recolha seletiva, a Gesamb candidatou ao PO SEUR, a ampliação da UTMB na sua componente de valorização orgânica, através da construção de um pavilhão de compostagem que permitirá rececionar e valorizar cerca de 5.000 ton/ano de biorresíduos quantitativo a partir do qual é expectável que se verifique uma diminuição da quantidade de biorresíduos com origem na recolha indiferenciada libertando assim alguma da capacidade no pavilhão da maturação da UTMB que será afetada aos biorresíduos provenientes da recolha seletiva que se espera continue a crescer. 

Este novo pavilhão é composto por 3 zonas distintas

  1. Zona de receção: Nesta zona existem áreas dedicadas diferenciadas para a receção dos biorresíduos (orgânicos) e para os biorresíduos (verdes). Os biorresíduos (orgânicos) são descarregados através de um cais de descarga e posteriormente colocados num equipamento de facas que irá abrir os sacos a fim de desagregar todo o material que se encontra no seu interior. Os biorresíduos verdes serão descarregados no pavimento e serão triturados de forma a poderem ser utilizados como material estruturante nas pilhas de compostagem. 
  1. Zona de preparação da mistura biorresíduos (orgânicos + verdes): Nesta zona é assegurada a mistura do material estruturante (biorresíduos – verdes) com os biorresíduos – orgânicos e com o auxílio de uma pá carregadora.  
  1. Zona de compostagem em pilha: Depois de efetuada a mistura, o material é disposto em pilhas permanecendo nesta zona até ao final do processo. As pilhas serão revolvidas regularmente com o auxílio da pá carregadora e sempre que necessário serão humidificadas. 

Depois de concluído o processo de compostagem que se estima ter uma duração média de cerca de 4 meses, o material é carregado para um semi-reboque, com o auxilio da pá carregadora e encaminhado para a linha de afinação existente na UTMB onde será sujeito a um processo de descontaminação e de remoção de todos os materiais indesejáveis presentes no composto. 

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *