consola_peq

Inovação e implementação de novos sistemas na recolha seletiva

Para aumentar as quantidades de resíduos de embalagem de papel/cartão, vidro, plástico, metal e de resíduos urbanos biodegradáveis recolhidos seletivamente, a Gesamb desenvolveu um projeto de inovação para implementar novos sistemas de recolha seletiva.
Este projeto tem como principal objetivo contribuir para o cumprimento da meta de retoma com origem na recolha seletiva e deposição de RUB em aterro contribuindo igualmente para a metas de preparação para reutilização e reciclagem.
Pretende-se promover a otimização e análise dos circuitos da recolha seletiva atualmente existentes na área de abrangência da Gesamb, promovendo a inovação da mesma através da instalação de sensores em alguns ecopontos, projeto piloto, com objetivo de validar a monitorização em tempo real do grau de enchimento dos contentores.
Será implementado um sistema de identificação e localização de contentores associados às recolhas dedicadas de recicláveis e um software de gestão, passando assim a ser possível aceder à informação registada em tempo útil e promover a constante melhoria do serviço prestado à população e aumentar as quantidades recolhidas seletivamente.
A informação registada no software, como as quantidades recolhidas por ecoponto, por freguesia e concelho, bem como a data das últimas recolhas, níveis de enchimento e calendário das próximas recolhas será disponibilizada aos municípios e munícipes on-line. Para tal, está neste momento a ser desenvolvido um webservices para disponibilizar a informação.
O projeto é co-financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), com um investimento total de aproximadamente 100 mil euros.

Tags: No tags

Comments are closed.