Municípios
O capital estatutário da Gesamb é fixado em 1 milhão de euros, com 60% da Associação de Municípios do Distrito de Évora (atual CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) e 40 % da empresa Lena Ambiente (atual BioSmart – Soluções Ambientais, S.A.).
A Gesamb é a empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora (SIRU), que integra os municípios de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, que produzem cerca de 76 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, por ano.
A Gesamb tem sede no Aterro Sanitário Intermunicipal, na Estrada Nacional n.º 380 (Évora – Alcáçovas), ao quilómetro 89,9.

Missão
Assegurar a gestão integrada do Sistema Intermunicipal de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora, utilizando as técnicas mais seguras e ambientalmente adequadas, tendo sempre em consideração os princípios da sustentabilidade e aplicação da legislação e recomendações nacionais e internacionais em vigor para o setor dos resíduos.
Visão
Ser reconhecida como uma organização de referência pela ecoeficiência do seu desempenho e promoção da sustentabilidade ambiental e social.
Órgãos Sociais
ASSEMBLEIA GERAL
(Formada pelos representantes dos detentores do capital estatutário):
CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central
BioSmart – Soluções Ambientais, S.A
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
(Eleito na Assembleia Geral de 26 de novembro de 2021):
Presidente: Sílvia Pinto, CIMAC
Vogais: Carlos Conceição, BioSmart (23/05/2025); Inácio Esperança, CIMAC
FISCAL ÚNICO: Teles, Santinho & Associados, SROC, Lda