Vasos, baldes, alguidares, tubos, brinquedos, DVD, CD, eletrodomésticos e outros tipos de plásticos contaminam ecopontos da região.
A deposição errada de objetos plásticos que não são embalagens, como pequenos eletrodomésticos, canetas, estores, mangueiras, baldes, vasos, utensílios de cozinha, entre outros, dificultam o aproveitamento dos materiais que efetivamente deverão ser depositados no contentor amarelo do ecoponto.
Um problema na triagem.
A contaminação dos ecopontos com a deposição indevida de materiais revela-se numa dificuldade acrescida na triagem dos materiais de embalagem que serão encaminhados para reciclagem.
Nem todo o plástico é para colocar no ecoponto amarelo.
Ainda que aparentemente o material seja o mesmo, o plástico presente num balde ou num vaso pode não ser igual a nenhum dos plásticos utilizados para fazer as embalagens. As embalagens podem ser produzidas a partir de vários tipos de plásticos – talvez já tenha ouvido falar no PET, um dos mais conhecidos – mas o que é certo é que todas as embalagens têm um símbolo (que junta siglas e números) permitindo assim identificar o tipo de plástico utilizado na sua produção.
O balde, o vaso, o alguidar, não possuem esta informação, logo, não é possível na triagem identificar o tipo de plástico utilizado e assegurar a sua valorização. A sua deposição no contentor amarelo do ecoponto, vai ainda dificultar a triagem dos restantes materiais.
No ecoponto, embalagens e só embalagens.
Um dia, talvez possamos encaminhar para valorização todos esses materiais, mas no atual momento só conseguimos encaminhar as embalagens. Assim, no contentor amarelo do ecoponto, deve apenas depositar embalagens vazias de produtos como: garrafas e garrafões de plástico, embalagens de iogurte, pacotes de plástico (arroz, massas, manteiga, bolachas), embalagens de detergentes de limpeza e de produtos de higiene e beleza, sacos de plástico, latas de bebidas e conservas, aerossóis, pacotes de líquidos alimentares (leite, sumo, vinho, natas, tomate).
Felizmente hoje em dia, muitas embalagens de plástico, para além do símbolo que identifica o tipo de plástico utilizado, já têm informação sobre o contentor do ecoponto onde podem ser depositadas, por isso confira os símbolos que as embalagens apresentam e tome a decisão certa.
Fique a saber, ou recorde, o que pode depositar no ecoponto, clicando aqui.
Para que seja mais fácil recordar, faça o download desta sinalética e afixe em sua casa, junto ao local onde guarda os seus resíduos.
Se possui resíduos de grandes dimensões contacte a sua autarquia pois são várias as que dispõem de um serviço de recolha domiciliária, ou equacione uma deslocação ao ecocentro mais próximo.