imgdest_covid2

Risco de Saúde Pública – COVID-19

A Gesamb presta um serviço essencial e asseguramos que estamos a fazer tudo o que nos é possível para prevenir a disseminação do Covid-19 e para que não se registem quebras nos serviços essenciais que possam colocar em causa a saúde e a segurança pública. A manutenção da recolha dos resíduos nunca foi tão importante como no atual momento.

Para uma operação de recolha de resíduos eficaz todos nós temos o dever de cooperar, sendo fundamental que todos cumpram os seguintes procedimentos:

• NUNCA deposite os seus resíduos, seletivos ou indiferenciados, FORA dos contentores existentes.

• Compacte todos os seus resíduos em sacos bem fechados para evitar fugas ou derrames e deposite-os no contentor adequado.

• Sugerimos que lave e desinfete as mãos depois de depositar os seus resíduos. Seja previdente, mas seja também solidário.

• Os resíduos produzidos nos domicílios pelos doentes (confirmados de infeção por COVID-19) ou por quem lhes prestar assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade. Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor de resíduos indiferenciados.

• Na situação de estar perante casos suspeitos ou confirmados de infeção por COVID-19, sejam empresas, hotéis e outros alojamentos – Não deposite os resíduos no contentor de resíduos indiferenciados. Os resíduos aí produzidos são equiparados a resíduos hospitalares de risco biológico, devendo a sua gestão ser assegurada pelas entidades competentes. Se tiver dúvidas quanto a este ponto entre por favor em contacto com os nossos serviços.

Assim, apelamos a todos, que adotem comportamentos solidários e responsáveis, condizentes com o tipo de cidadania que pretendemos para a nossa comunidade.

Évora, 18 de março 2020.

Tags: No tags

Comments are closed.