Melhoria continua na qualidade dos serviços leva a investimento superior a meio milhão de euros.
A Gesamb investiu mais de meio milão de euros na aquisição de uma nova unidade de osmose inversa para tratamento dos efluentes (resíduos líquidos) gerados nas suas instalações de Évora, é uma unidade com 3 etapas e com capacidade de tratamento de 210 m3/dia.
Os efluentes gerados nestas instalações resultam dos lixiviados do aterro sanitário intermunicipal*, águas de lavagem de viaturas, espaços de trabalho e águas residuais equiparadas a domésticas (edifícios e zonas sociais). É essencial que seja efetuado o seu correto tratamento antes de serem descarregados para os recursos hídricos, evitando desta forma a sua poluição.
O processo de osmose inversa continua a ser considerado a solução mais eficiente no tratamento de lixiviados tendo em conta as caraterísticas deste tipo de efluentes (composição complexa e elevada carga orgânica) pois permite remover compostos que não são removidos com recurso a soluções convencionais. Após o tratamento do lixiviado através da osmose inversa, resultam duas coisas: uma “lama” e “água tratada”, esta última é reutilizada, pela Gesamb, para lavagens de viaturas e rega de espaços verdes.
Até ao momento existiam duas unidades de osmose inversa com capacidade disponível de tratamento de 180 m3/dia. A primeira unidade de osmose inversa da Gesamb foi instalada aquando da construção do aterro sanitário em 2001 e atualmente apresenta um desgaste acentuado e baixo rendimento, tornando necessária à sua substituição.
Estes investimentos têm sido contínuos nos últimos anos, e é objetivo da Gesamb mantê-los para o futuro, representado uma melhoria continua na qualidade dos serviços prestados pela Gesamb.
*O aterro sanitário intermunicipal recebe resíduos urbanos indiferenciados e refugos das unidades de triagem e processamento, dos resíduos urbanos produzidos nos 12 Municípios da área de abrangência da Gesamb: Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.