Serviços e Produtos

Serviços

Recolha de material reciclável

A Gesamb estabeleceu uma nova estratégia de recolha de material passível de valorização especialmente dirigida ao setor não doméstico. Pretende-se estabelecer novas parcerias que vão ao encontro das necessidades de cada produtor e para tal são asseguradas recolhas gratuitas de recicláveis mediante o cumprimento de critérios de eficiência. Mais informações: Condições de Recolha de Recicláveis

Lavagem de contentores

A Gesamb disponibiliza um serviço de lavagem de contentores indiferenciados em toda a área do distrito de Évora. O serviço é assegurado mediante uma viatura de lavagem de contentores adaptada à lavagem interna e externa dos contentores de diferentes tipologias e capacidades entre 80L a 3000L. 

Para mais informações e pedidos de orçamento, enviar email para comercial@gesamb.pt

Resíduos de construção e demolição

Nos termos do novo regime geral de gestão de resíduos (RRGR), publicado pelo Decreto-Lei nº102-D/2020, de 10 de dezembro, o artigo 49º, o âmbito da responsabilidade municipal pela gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) foi alterada passado a seu do respetivo produtor, excetuando-se o abrangido pelo nº3, que se transcreve:

3 — Excetuam -se do disposto no n.º 1 os RCD resultantes de pequenas reparações e obras de bricolage em habitações pelo próprio proprietário ou arrendatário, cuja recolha, transporte e/ou receção cabe ao sistema municipal responsável pela recolha dos resíduos urbanos, o qual deve estabelecer procedimentos específicos para a recolha deste tipo de resíduos.

Esta alteração veio revogar o disposto do nº2 do artigo 3º do Decreto-Lei nº46/2008, de 12 de março, pela gestão dos resíduos de construção e demolição produzidos em obras particulares isentas de licença e não submetidas a comunicação prévia. Competência esta definida como sendo do sistema municipal pela responsabilidade da recolha de resíduos urbanos.

Assim, os RCD da responsabilidade municipal poderão ser entregues nos Ecocentros de Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Pavia e Vendas Novas da Gesamb, sem qualquer aviso prévio, desde que o seu volume seja inferior a 5m3 e de acordo com o regulamento de utilização e tarifário em vigor.

Para uma produção de RCD superior a 5 m3 e/ou casos pontuais de grandes volumes de terras e inertes, deverá ser solicitada uma proposta comercial para a sua receção através do email: comercial@gesamb.pt

Alerta-se ainda que todas as entregas terão de ser acompanhadas com E-GAR, obrigação legal que se mantém independentemente de quem entrega e/ou quantitativos.

As origens de produção fora do âmbito da responsabilidade municipal deverão ser encaminhadas para outras empresas de gestão de resíduos que estejam licenciadas para o efeito.

Óleos Usados

Entende-se por “óleos usados” quaisquer lubrificantes, minerais ou sintéticos, que se tenham tornado impróprios para o uso a que estavam inicialmente destinados, tais como os óleos usados dos motores de combustão, dos sistemas de transmissão, de turbinas, de sistemas hidráulicos, de transmissão de calor, de transformadores, entre outros.

Poderá fazer a entrega gratuita de Óleos Usados nas instalações da Gesamb localizadas em Évora, Estremoz, Montemor-o-Novo e Vendas Novas. Mais informações, utilizar os seguintes contactos: https://gesamb.pt/contactos-2/contactos/.

Produtos

Composto Re-Planta

Re-Planta é um composto, produzido por compostagem de resíduos orgânicos recolhidos seletivamente nas habitações e nos espaços verdes, misturados na proporção de 50%/50%.

Trata-se de um composto de Classe I «a utilizar em agricultura», de acordo com as normas estabelecida no Decreto Lei n.º 103/2015, de 15 de junho. Pelas suas características, o Re-Planta pode ser usado na agricultura, em culturas arbóreas e arbustivas, nomeadamente pomares, olivais e vinhas, bem como em espécies silvícolas.

O composto Re-Planta está disponível a granel, nas instalações da Gesamb em Évora (Estrada das Alcáçovas), e todos os interessados deverão dispor de um ou vários recipientes (saco, big-bag, caixa da viatura) para assegurar o seu transporte.

Abaixo de 100 kg/ano: isenção de cobrança de valor monetário, mas deverá dispor do próprio recipiente para transporte, ou seja, proceder à entrega de resíduos separados de embalagens papel e cartão; plástico e metal; vidro, e/ou verdes; e recolher o mesmo volume equivalente, limitado a recolhas até 20 kg de composto por cliente, caso contrário terá um custo de 5€/levantamento. Para a recolha poderá consultar o nosso horário em: https://gesamb.pt/clientes/horarios/

Acima de 100 kg: consulte a tabela de preços e deverá efetuar o seu pedido de recolha por e-mail para: comercial@gesamb.pt

Tabela de preço:

kglitros€/ton
≥ 1 000≈ 4 00030,00
≥ 500≈ 2 00015,00
≥ 200≈ 80010,00
≥ 100≈ 4005,00

Para mais informações consulte o rótulo do produto:

Composto AlentejoFértil

AlentejoFértil é a designação comercial do corretivo agrícola orgânico produzido na Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico de Évora, que tem na sua origem a valorização da fração orgânica dos resíduos urbanos que são recolhidos indiferenciadamente.

O AlentejoFértil é um composto destinado a grandes consumidores, proprietários/arrendatários de terrenos agrícolas com explorações arbóreas ou arbustivas e espécies silvícolas. Culturas arbóreas e arbustivas, tais como: olivicultura, viticultura, fruticultura assim como espécies florestais.

As vantagens de utilizar um corretivo orgânico são inúmeras. Para o ambiente, para o solo e para as culturas. Além do benefício ambiental diretamente relacionado com o desvio de resíduos urbanos do aterro, a utilização correta deste corretivo orgânico contribui para a melhoria da qualidade do solo (das suas condições físicas, químicas e biológicas), potencia o desenvolvimento de microorganismos úteis para o ecossistema e para o desenvolvimento das culturas, e consequentemente permite a redução do recurso a aditivos químicos.

Este produto é comercializado a granel, pesado e carregado no local sem uso de quaisquer embalagens supérfluas.

O composto pode ser levantado (quantidade mínima: 1 tonelada), em viatura própria, com marcação prévia, na instalação sede da Gesamb em Estrada das Alcáçovas, EN 380, 7000-175 Évora, Coordenadas: 38501575 |  -8026159.