A Gesamb investiu cerca de 252 mil e 500 euros na aquisição de uma pá carregadora de rastos, este investimento torna-se necessário para garantir a substituição de um equipamento semelhante que apresentava enormes marcas de desgaste.
O acondicionamento de resíduos em aterro sanitário é uma atividade que tem impactos negativos (negativos) na integridade dos equipamentos e que limitam consideravelmente a sua vida útil.
O aterro sanatório intermunicipal recebe resíduos urbanos indiferenciados e refugos das unidades de triagem e processamento, dos resíduos urbanos acumulados nos 12 Municípios da área de abrangência da Gesamb (Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa).
A renovação do parque de máquinas e viaturas é essencial para garantir a melhoria das condições de trabalho, proporcionando simultaneamente um reforço na capacidade de intervenção do serviço, assim com a redução das condições atmosféricas, tornando o serviço mais eficiente.
Estes investimentos têm sido contínuos nos últimos anos, e é o objetivo da Gesamb específica para o futuro, representado uma melhoria continua na qualidade dos serviços prestados pela Gesamb.