img_listagerm site

Os mais perigosos de distrito de Évora têm agora um serviço de recolha de proximidade

São objetos comuns presentes em todas as habitações, mas são perigosos —  quer pelo potencial risco de contaminação, quer quando decidimos descartá-los de forma imprópria no lixo comum  — e vão passar a ter uma solução de deposição itinerante e em regime de proximidade, desde que residente nos 12 concelhos do distrito de Évora.

São resíduos, são domésticos, são perigosos. 

Estamos a falar de cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc. Objetos de uso quotidiano, perfeitamente seguros, mas que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes. Razão pela qual devem ser descartados em segurança. Mas agora há uma solução pioneira no país e que irá abranger os habitantes dos 12 concelhos do distrito de Évora e que passa por um serviço de recolha itinerante de recolha de resíduos perigosos.

O lugar dos perigosos não é no lixo

É na UER2P. Chama-se Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) e é o mais recente serviço de recolha disponibilizado pela Gesamb, concebido exatamente com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum. Totalmente gratuito, o serviço disponibilizado pela UER2P irá funcionar em regime itinerante com estadias de 5 a 21 dias por local,  com um técnico dedicado para o esclarecimento de dúvidas, aconselhamento e que aguardará pelas visitas dos cidadãos interessados.   

Recupere espaço na sua garagem. 

Entregue os seus resíduos na UER2P. Com o arranque agendado para o dia 3 de novembro em Évora, onde permanecerá até dia 12 na Praça 1º maio, a UER2P dará continuidade ao seu périplo durante todo o mês de novembro, terminando a 29 em Reguengos de Monsaraz. Alandroal marca o regresso da Unidade Móvel em fevereiro de 2022, e durante cerca de 80 dias, percorrerá os restantes 12 concelhos para terminar em Vendas Novas a 17 de maio. (consultar p.f. a tabela com detalhe da itinerância).

As andorinhas não têm voice mail.   

Recuperar espaço em gavetas e armários com a entrega de cabos e telemóveis sem uso, vai ser motivo mais que suficiente para é sem dúvida um bom motivo para visitar a UER2P. O outro e talvez o mais importante, é que sempre que haja a necessidade de descartar os resíduos perigosos em segurança, os habitantes de Évora evitam que os mesmos poluam os recursos hídricos locais, assim como a fauna e flora da nossa região.

 

Itinerância:

(as datas indicadas estão sujeitas a alterações devida a razões de força maior tal como condições climatéricas)

Qualquer alteração será comunicada nos canais de comunicação da Gesamb e respetivo município.

horário que será praticado é: 

À semana: 11h às 14h30 e 15h30 – 18h30.
Aos sábados: 10h-13h e 14h-18h

O projeto INOVII é financiado no âmbito do Aviso POSEUR-11-2019-12, com objetivo: Valorização de resíduos urbanos – projetos inovadores de recolha seletiva de fluxos valorizáveis e de resíduos perigosos contidos nos resíduos urbanos.

Tags: No tags

Comments are closed.