img_list_noticiasorteiroentidades

Identificadas as beneficiárias do novo projeto de biorresíduos da Gesamb

A obrigatoriedade de recolha seletiva de biorresíduos a partir de 2024, os resultados do Estudo Prévio levado a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente e as exigentes metas europeias e nacionais para a prevenção e valorização dos resíduos levaram a Gesamb a realizar, e ver aprovada, uma candidatura ao POSEUR, no Aviso POSEUR-11-2019-29, a qual será apresentada publicamente em breve. Esta candidatura irá desenvolver-se nos 12 concelhos de abrangência da Gesamb e foi concebida tendo por base o apoio financeiro a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), por via da separação e deposição dos resíduos orgânicos dos cidadãos.

O método escolhido para a seleção das três instituições que serão beneficiárias no âmbito do projeto foi um Sorteio, o qual foi antecedido por uma identificação e listagem das IPSS potenciais, realizada pelos próprios municípios integrantes. Esta identificação teve de respeitar um conjunto de critérios, onde destacaríamos o facto de terem de ser IPSS com instalações na área da abrangência e que atuassem exclusiva ou maioritariamente na prestação de cuidados a pessoas com deficiência.

Foram identificadas 12 instituições, às quais foi facultado o acesso às Normas de Participação e endereçado um convite para participação no dia 4 de agosto e, foi com particular satisfação que a Gesamb viu a totalidade das IPSS a demonstrar o seu interesse submetendo uma candidatura até ao passado dia 27 de agosto de 2021, altura em que terminava o prazo de resposta.

O sorteio das três instituições beneficiárias realizou-se à porta aberta no dia 1 de setembro pelas 10:30h nas instalações da Gesamb e foi presidido pela Diretora Geral – Cátia Borges.

Neste sentido, a Gesamb informa todos os interessados que as IPSS extraídas em sorteio e que virão a ser beneficiárias desta iniciativa são:

  • ASCTE – Associação Sociocultural Terapêutica de Évora
  • CerciEstremoz – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados
  • CerciMor – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, CRL
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *