Contentor_geral_site

Contentor itinerante para recolha de resíduos perigosos, já em 2021

Utilizamos no nosso dia a dia, muitas vezes em atividade de lazer como a bricolage, produtos que contêm substâncias perigosas na sua composição e que geram resíduos que podem ser prejudicais para a saúde e para o ambiente. Se forem misturados com os resíduos indiferenciados ou colocados no ecoponto tornam-se numa ameaça para as pessoas, num risco para as instalações de tratamento de resíduos e para o ambiente. Necessitam, portanto, de precaução no seu manuseamento e na forma de deposição de modo a minimizar os riscos que lhe estão associados. 
Hoje em dia, já existem pontos – Ecocentros 1), que têm contentores específicos para depositar alguns destes resíduos, como por exemplo: óleos de motor, tvs, monitores, frigoríficos, lâmpadas, pilhas e baterias.
Para ampliar a correta deposição destes e de outros resíduos domésticos perigosos como: tintas, vernizes, solventes, tinteiros, toners, termómetros de mercúrio, a Gesamb está a fazer novos investimentos. Em meados de 2019, a Gesamb elaborou uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), onde se propôs realizar um investimento total de 465 mil euros para operacionalizar estas recolhas.
Está assim prevista, para o 2º trimestre de 2021, a disponibilização de um contentor, devidamente adaptado, para a recolha destes resíduos, que será itinerante na medida em que percorrerá as diversas localidades dos 12 municípios 2) que integram a Gesamb. O objetivo deste equipamento é criar as condições adequadas e numa lógia de recolha de proximidade promover a entrega destes resíduos que de outra forma não seriam encaminhados para o destino mais adequado.
Este investimento contempla ainda, uma campanha de informação e sensibilização ambiental para esta temática, a aquisição de uma viatura pesada para transporte do contentor e a criação de um novo espaço de armazenamento, em Évora, para acondicionamento dos vários resíduos recolhidos, até encaminhamento para o destino final. 

1) consulte a sua localização em: https://gesamb.pt/Siru/Ecocentros
2) Alandroal, Arraiolos, Borba, Évora, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *